Pesquisa revela qualidade das creches públicas no DF – Secretaria de Estado de Educação






Levantamento com mais de 15 mil pais e responsáveis mostra avanços na educação infantil



Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF


 


A Comissão de Monitoramento e Avaliação das Parcerias (CMAP) acompanhou a qualidade dos serviços prestados pelas instituições parceiras na educação infantil | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF.


 


A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), por meio da Comissão de Monitoramento e Avaliação das Parcerias (CMAP), acompanha a qualidade dos serviços prestados pelas instituições parceiras na educação infantil. Como parte desse trabalho, a comissão realizou, entre novembro e dezembro de 2024, uma pesquisa de satisfação para avaliar a percepção da comunidade sobre essas instituições.


 


Ao todo, foram avaliadas 130 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), com a participação de 15.073 pais e responsáveis, abrangendo todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs). Os resultados foram divulgados e estão disponíveis no site da SEEDF na aba de Pesquisa.


 


Para Danielle Alves de Medeiros, analista de políticas públicas e gestão educacional, “a pesquisa comprova a excelente qualidade das creches do DF, sendo um importante instrumento de avaliação para pais, responsáveis e sociedade”.


 


A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário focado no cumprimento das cinco metas estabelecidas nas parcerias: Atendimento Integral, Projeto Político-Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Relação Família-Escola e Alimentação. Além dessas metas principais, outros indicadores foram analisados para fornecer uma avaliação abrangente dos serviços.


 


O indicador de Atendimento Integral demonstrou que as instituições cumprem integralmente a jornada diária de 10 horas, conforme estipulado no Plano de Trabalho. Os indicadores de Projeto Político-Pedagógico (PPP) revelaram uma ampla participação da comunidade escolar, com pais colaborando ativamente na construção dos projetos pedagógicos.

 


Os resultados confirmaram o cumprimento regular do calendário escolar, alinhado com o Currículo da Educação Básica. A Relação Família-Escola mostrou-se extremamente positiva, com pais classificando o atendimento como excelente e destacando a comunicação eficiente sobre o desenvolvimento das crianças.


 


Na questão alimentar, as instituições demonstraram compromisso, oferecendo cinco refeições diárias e mantendo os padrões nutricionais estabelecidos pela Secretaria de Educação do DF.


 


 








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