Programa de Educação Precoce é inaugurado na Escola Classe 203 do Itapoã – Secretaria de Estado de Educação

Nova unidade amplia atendimento especializado para crianças de zero a três anos
Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF
Com a nova instalação, serão abertas quatro turmas, possibilitando o atendimento de aproximadamente 72 bebês | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF.
O Distrito Federal ganhou mais um importante polo de atendimento especializado para crianças de zero a três anos e 11 meses com necessidades educacionais específicas. Foi inaugurado, nesta terça-feira (18), o Programa de Educação Precoce (PEP), da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), na Escola Classe (EC) 203 do Itapoã.
A nova unidade surge como resposta ao crescimento populacional expressivo da região. O programa de Educação Precoce, realizado desde 1987, já está presente nas 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) do Distrito Federal, nas quais é ofertado serviço de atendimento educacional especializado.
O programa de Educação Precoce, realizado desde 1987, já está presente nas 14 CREs do DF, nas quais é ofertado serviço de atendimento educacional especializado.
“Percebemos muitas crianças do Itapoã necessitando de atendimento devido ao crescimento populacional da região. Surgiu a necessidade de ampliarmos o serviço e criarmos uma nova sede”, explicou Aline Costa, coordenadora da iniciativa na SEEDF.
A CRE do Paranoá, que já atendia 108 estudantes no Centro de Educação Infantil (CEI) 01, agora contará com mais esta unidade na EC 203 do Itapoã, aumentando a capacidade de atendimento para 180 crianças. Com a nova instalação, serão abertas quatro turmas, possibilitando a assistência a aproximadamente 72 bebês.
Impacto
Vera Lúcia Ribeiro de Barros, titular da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), esteve presente na inauguração do novo polo de atendimento | Foto: Mary Leal, Ascom/ SEEDF
O impacto do programa é evidente no relato de Lucivania Batista Almeida, mãe de Rodrigo, que tem Síndrome de Down e completará três anos no próximo mês. “Ele entrou na precoce, com um ano e pouco. Hoje ele anda e consegue se comunicar. A precoce o ajudou a começar a andar, a se desenvolver e a estar no meio social. Na minha vida, fez muita diferença.”
Durante a inauguração, Vera Lúcia Ribeiro de Barros, titular da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), destacou o trabalho desenvolvido no PEP. “Temos professores de educação física e pedagogos que trabalham para o desenvolvimento motor, social e cognitivo dessas crianças, preparando-as para a educação infantil”, explicou.
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